Plataforma apresentada durante evento capacitou profissionais da reciclagem que querem empreender na área
A quantidade de lixo produzida por uma cidade é proporcional à quantidade de habitantes que vivem nela. São Paulo, Rio e outras capitais descartam muita coisa. Mas nem sempre as suas prefeituras dão conta de reciclar tudo o que poderia ser reaproveitado.
É aí que entram em cena os catadores que, num esforço gigantesco, garantem o sustento da família reciclando o que encontram nos longos caminhos percorridos a pé. E justamente essa categoria de trabalhadores, muitas vezes marginalizada, foi o foco de uma ação de capacitação.
- Objetivo? Transformar esses catadores em empreendedores.
A iniciativa é da Fundação Dom Cabral, da Novelis e da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e foi apresentada no finzinho do ano passado na 10ª Expocatadores, que aconteceu em Brasília.
Catadores empreendedores
Com quatro episódios, o curso aborda cooperativismo, noções básicas de saúde e segurança, direitos e deveres em cooperativas e possibilidades de parcerias de negócios na cadeia produtiva de materiais recicláveis.
- O projeto foi criado em agosto de 2023 e visa beneficiar mais de 245 catadores de materiais recicláveis, cooperativas e autônomos, e cerca de mil pessoas.
Na Expocatadores, 272 pessoas se cadastraram e 72% destas acessaram todo o conteúdo.
Fonte: exame