Um dos principais problemas na atualidade é a grande produção de resíduos gerados nas cidades devido ao consumismo que se intensifica todo ano, o que causa danos gravíssimos ao meio ambiente e à saúde pública.
É urgente e essencial agir para reverter esse quadro, estabelecendo um desenvolvimento que ande lado a lado com a sustentabilidade. Principalmente dentro das empresas, que são responsáveis por gerar uma enorme quantidade de resíduos.
Para isso, existe a gestão global de resíduos: um conjunto de procedimentos integrados que garantem a coleta, o transporte, o armazenamento, o tratamento e a destinação final dos resíduos. O objetivo é reduzir a geração de resíduos na origem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o não esgotamento das matérias-primas do mercado.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem de resíduos seguindo a ordem: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos, bem como disposição final em aterros quando não houver outras opções viáveis.
A lei determina ainda que cada gerador, incluindo fabricantes, distribuidores e comerciantes, é responsável pelos resíduos gerados e deve garantir uma destinação final ambientalmente adequada. Entre as instituições que são obrigadas por lei a realizar a gestão de resíduos, destacam-se as indústrias, construtoras, hospitais e outras nesses setores.
Quais são os benefícios da gestão de resíduos?
✔ Redução dos impactos causados ao meio ambiente;
✔ Atende às normas e leis ambientais;
✔ Preserva a saúde pública;
✔ Otimização dos ciclos produtivos;
✔ Melhora a imagem da empresa junto a clientes e investidores;
✔ Minimiza riscos de acidentes ambientais, contaminação e proliferação de doenças.
Como funciona a gestão de resíduos dentro de uma empresa?
Em primeiro lugar é realizado o diagnóstico completo da situação da empresa, identificando os processos produtivos em que há geração de resíduos, a tipologia de cada resíduo gerado, seu volume e frequência.
Geralmente, são estabelecidas as etapas de classificação, definição de tratamentos e estrutura, logística interna e externa, tratamento de resíduos e destinação final.
Entre em contato com a gente, nós podemos coletar diretamente na sua empresa, é só agendar com a nossa equipe.