• Image One
  • Image Two
  • Image Three
RECICLAGEM
POR QUE RECICLAR?

Através da reciclagem é que promovemos a sustentabilidade.
A sustentabilidade consiste em produzir bens e serviços com a menor agressão ao meio ambiente. As ações sustentáveis contém aspectos ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
Os pilares da sustentabilidade se utilizam da reciclagem como importante vetor para alicerçar o futuro da humanidade.
A reciclagem, consiste, então, em promover o reuso de materiais. Economiza matérias primas de modo a postergar a exaustão e oferecer a humanidade a possibilidade de desfrutar de um planeta de natureza harmônica.

O que ainda não pegou

A reciclagem dos três itens abaixo patina em índices ainda baixos no Brasil, de não mais do que 30% do que vai para o lixo. Os especialistas explicam por quê.

Plástico

Por que se recicla pouco: a maioria das pessoas não reconhece como plástico as resinas mais maleáveis, como as das sacolas de supermercado. Por isso elas acabam no lixo comum. Benefícios ambientais: a versão reciclada consome apenas 10% do petróleo exigido na produção do plástico virgem.

Latas de aço

Por que se recicla pouco: pesquisas mostram que há resistência das pessoas em guardar essas latas no lixo de casa. Diz-se delas que são "volumosas" e "difíceis de amassar". Benefícios ambientais: cada tonelada de aço reciclado preserva 110 mil toneladas de minério de ferro.

Caixas longa-vida

Por que se recicla pouco: novas tecnologias já permitem separar as seis camadas que compõem a embalagem, mas, como é coisa recente, quase ninguém no Brasil o faz. Benefícios ambientais: em 2006, com a reciclagem de 30 mil toneladas de papel provenientes dessas caixas, foram poupadas 600 mil árvores de áreas reflorestadas.

O lixo e seus obstáculos

Além de postos de coleta em praças e supermercados, há três opções para ter o lixo recolhido em casa, todas gratuitas. Veja o que os especialistas apontam como as causas mais comuns para que o lixo coletado por meio dessas opções não chegue às indústrias especializadas em reciclagem.

Coleta seletiva Municipal

Como funciona: é a prefeitura que recolhe o lixo para ser reciclado - a regularidade da coleta varia de uma cuidade para outra Obstáculos: só 6% dos municípios dispõem do serviço, e na maioria das vezes ele cobre apenas uma parte das residências.